sábado, 27 de outubro de 2012

Minha vida, nosso mundo. Parte I: Fraldas de pano reutilizáveis!

Há um bom tempo venho querendo escrever sobre a nossa rotina daqui de casa. Desde pequena sempre adorei estudar os animais, meio ambiente, ecologia, e tudo o que há do lado de fora da caixinha.
Portante decidi fazer algumas postagens abordando o assunto: Minha vida, nosso mundo! E farei 4 posts abordando como fazemos para mantermos nossa rotina tranquila, saudável, confortável e minimizar o impacto ambiental e o sofrimento animal.
Começarei com esse post falando sobre Fraldas Reutlizáveis!
Acompanhem minha entrevista para o programa Mamães e Negócios da Camila Viver BemBom!


Tenho a intenção de com esse post discorrer sobre os motivos que me levaram a utilizar as fraldas de pano, e esclarecer dúvidas sobre os materiais, lavagem, modelos, etc.
Quando meu sobrinho nasceu há 06 anos, eu não tinha sequer noção sobre a existência das fraldas de pano modernas, e pensava que jamais eu colocaria minha barriga no tanque pra lavar fraldas, afinal as descartáveis estavam aí pra facilitar a nossa vida. Pensava, nossa que louca minha mãe que lavou fraldas de três bebês.
Mas como a realidade é bem diferente na prática, não era nada como a imagem feliz, de minha irmã jogando as fraldinhas no lixo, e dizendo adeus, e puff elas evaporam, e vão pro céu das fraldas descartáveis. Eu vi as sacolas de lixo com fraldas, milhões de fraldas, que na verdade não evaporam, elas ficam aqui por gerações e gerações, contaminando nosso mundo, nosso solo, nossa água. São 450 a 600 anos para sua decomposição, minha irmã já vai ter ido embora para o céu das mães que jogam as fraldas no lixo, assim como uma longa geração dela, mas as fraldas ainda estarão no presente, enquanto ela ficou lá no passado.
Quando estava grávida eu me pegava pensando a respeito do mundo em que eu estava colocando meu filho, e também que filho eu estaria colocando no mundo. E como os pais são espelhos dos filhos, e o que conta é o exemplo não o papo mole, eu comecei a me dedicar alternativas para que o meu pequeno não fosse mais um contribuinte do volume de fraldas descartáveis!

Vamos as contas:
- são utilizados em média 4  mil fraldas durante os 2 primeiros anos de vida de uma criança. No entanto, uma grande parte das crianças, as utilizam além dos 2 anos, algumas chegando até os 4 anos de idade.
Fazendo um cálculo, avaliando somente os custos $$, uma criança que utiliza fralda descartável somente nos dois primeiros anos gastará em média R$2.420,00, somente com fraldas descartáveis. Para este cálculo considerei uma marca de qualidade e que custa R$16,00 o pacote com 36 fraldas. supondo que o pacote com 36 fraldas, custe R$16.00

- em média 5 árvores são abatidas para produção destas fraldas;
- O prazo de decomposição varia de 450 a 600 anos;
Isso por criança, imagina somente a minha irmã, que é mãe de duas crianças, colocou no mundo uma média de 11000 fraldas descartáveis que irão poluir durante anos e anos. Agora pensa numa voltinha no shopping o número de bebês passeando alegremente com suas bundinhas em fraldas descartáveis. E pensa ainda mais no número de crianças que usam fraldas por mais de 2 anos. Ai eu passo mal de pensar nisso!
Além de tudo as danadas favorecem o desmatamento, pois são necessárias centenas de árvores para extração de celulose. E pasmem há derivados do petróleo.
Daí eu decidi, meu filho irá usar fraldas de pano. Sim, estava disposta a usar aquelas fraldinhas brancas do tempo da vovó, com calça plástica, e usei nos 2 primeiros meses de vida do Nico. 
Mas existem um milhão de tipos de fraldas modernas disponíveis no mercado, eu mesma virei degustadora de fralda. E digo elas são muito fáceis de cuidar, não perco nem 5 min do meu dia cuidando delas, e o meio ambiente e o bumbum do meu filho agradecem.

Vamos lá:

Modelos
Capas- parte externa da fralda, uma versão power da calça plástica de antigamente!!!
Absorvente (recheio)- faixas de tecido com poder de absorção, podem ser de algodão, microfibra, bambu, etc..
Fraldas All in one (AIO)- como nome já diz, ela vem pronta, a capa com o(s) recheio(s) costurados tudo junto. A vantagem é que vc não precisa ficar montando a fralda, a desvantagem é que demora mais pra secar.
Pocket- tem um bolso, pra vc colocar o recheio dentro. Vantagem é desmembrável, portanto seca mais rapidamente, a desvantagem é que ocupa mais espaço no varal e tem que montá-la após a lavagem.
Todas as minhas fraldas são pocket, pq além de morar em apartamento e demorar pra secar, eu gosto de variar os absorventes em tipos e quantidades!
Ainda há a opção de o fechamento da fralda ser em velcro ou em botões. A experiência aqui em casa com o velcro não foi muito boa, pois gruda nos pêlos do peito do papai e machucou a barriga do Nico. As de botão não tive nenhum problema.
Tem as fraldas de pano por tamanho definido P, M, G e tem as fraldas tamanho único que crescem com a criança por meio de abotoamento. Eu só tenho fraldas tamanho único!

Tecidos internos:
Algodão: Tem boa absorção, mais difícil dar reações alérgicas, porém deixa o bebê molhado, necessita de trocas mais frequentes. 
Soft/fleece/suedine/bambu/charcoal/etc: material mais sintético, mas não retém o xixi, deixando o bumbum sequinho. Só não vale esquecer que por baixo dele tem um absorvente cheio de xixi, por isso não se deve deixar pra trocar a criança por períodos muito longos. Eu troco o Nico a cada três, quatro horas. Somente a noite que ele chega a dormir 12 horas seguidas, e babem, não vazam, e ele acorda com o bumbum sequinho, mas a fralda pesando 1 tonelada!!!!

Recheios:
Todo tecido que tiver poder de absorção, pode ser usado como recheio. Vamos aos mais utilizados
Algodão: O mais comum são as velhas fraldas cremmer. Podem ser utilizados em contato com o bumbum do bebê, ou dentro do bolso da fralda. Lembrando que se estiver em contato com o bumbum, ela perde a característica sempre seca, e o bebê vai se sentir molhado.
Bambu: ótimo poder de absorção, tecido feito a partir das fibras de bambu. Pode ser usado em contato ou dentro do bolso da fralda
Microfibra: Absorvem 8x mais que o algodão, é indicada para as crianças que fazem muito xixi. Não podem ficar em contato com bumbum do bebê, portanto só podem ser usadas no bolso da fralda, ou se estiverem encapadas com algum outro tecido.
Zorb: eu o acho superior que a microfibra na absorção. Ele é 20x mais rápido na absorção do que o algodão, e não impregna residuos.
Canhamo: também tem boa absorção, mas é proibido no Brasil por ser feito pelas fibras da maconha. pode ser utilizado junto ao bumbum do bebê. Eu acho sua absorção um pouco inferior ao bambu e microfibra, porém se unido a microfibra, fica um poder de absorção legal.

Porque a fralda de pano moderna não vaza como as de antigamente?
O segredo está no absorvente, conforme comentado anteriormente, os quais tem poder de absorçao superior aos de algodão. No entanto as fraldas de hoje, na parte externa, vem acoplado um plastiquinho. Para as fraldas importadas, a maioria das fraldas sao feitas por pull, que além de impermeáveis são respiráveis. O que a deixa mais fresquinha!!

Lavagem:
- Aqui eu vou juntando um tanto bom de fralda, uso umas 8 fraldas por dia. Lavo a cada dois dias, então tenho uma média de 16 fraldas por lavagem. Junto tudo, dou um enxague na máquina. Quando a troca da fralda tem cocô eu o retiro com um jato forte de água se estiver grudado na fralda, se estiver sequinho, jogo no no vazo e coloco em um balde com tampa, e vou juntando as fraldas. Depois vai tudo pra máquina, com o mínimo de sabão!
Uma coisa que eu gosto de fazer para economizar água é usar a água do banho do Nico para dar o enxague, e as vezes caso necessário deixar um pouco de molho.
Eu gosto de eventualmente fazer uma lavagem sem sabão, utilizando vinagre que desodoriza e atua como antiséptico e as deixa bem macias. O uso de bicarbonato deixa as fraldas branquinhas.
E gente, sério, sou mãe, esposa, dona de casa, enfermeira, doula, consultora em amamentação, produzo slings, blogueira, e consigo lavar fraldas. Não perco cinco minutos do meu dia com isso. Pode parecer que vc vai virar escrava do tanque, como antigamente, mas se vc tive máquina em casa o processo é muito tranquilo. E o meio ambiente agradece!

Quais cuidados devo ter com minhas fraldas?
- Não utlizar pomadas, amaciante, excesso de sabão. Isso tudo impermeabiliza a fralda, o que ocasiona vazamentos.
Como é tecido, é mais difícil a ocorrência de assaduras, dispensando o uso profilático de pomadas. Mas caso ocorra, eu gosto de dar banho com chá de camomila e calêndula, que acalma a pele. Tem a pomada de calêndula da Weleda que se usada em pequena quantidade não ocasiona problemas, e aloe vera em gel da Forever. Se a assadura estiver muito grande, eu coloco as fraldas cremer, ou deixo peladinho, com lanolina pura (santo remédio).
Não há necessidade de passar a fralda a ferro, pois isso não mata a maioria dos germes e amassa as fibras, o que também compromete a absorção.

O que fazer com as manchas?
-Sol.  Se tiver feia a coisa, pode-se usar água oxigenada 10vol + sol.
Cuidado com o excesso de sabão, ou qualquer outro alvejante. Uma fralda impecavelmente limpa pode estar escandalosamente impermeável. Se cuidar bem delas, vc as terá limpas, sem machas e funcionantes. E acreditem, o cocô quase não mancha, pq ele não é tão absorvido por elas. Diferente das fraldas de algodão, que aí só o sol pra ajudar!!!

Mas e a água pra lavar? Não gera impacto no meio ambiente?
A resposta é Não! Nesse blog aqui há um post só falando sobre isso, clique aqui.
E não podemos esquecer que para a produção das fraldas descartáveis são gastos muitos litros de água.


Benefícios
- Promovem um conhecimento maior sobre o ritmo de evacuação do bebê. As mães que usam fraldas de pano conhecem melhor as características, quantidade e alterações das eliminações;
- São muito mais econômicas
- São extremamente mais bonitas;
- São muito mais frescas;
- Economia com pomadas, pois o aparecimento de assaduras é menor;
- Desfralde mais facilitado e cedo.

A minha intenção em falar sobre esse assunto é trazer esse mundo a tona, pois muitas mãe desconhecem essa possibilidade. Acredito que há a necessidade de uma reflexão sobre o tema, afinal é o nosso mundo. Faço lembrar que não há necessidade de ser uso exclusivo, você pode intercalar o uso, ou só usar a noite, etc, com essa atitude você já ajuda o planeta reduzindo o seu volume de lixo! Vale a pena conhecer um pouco mais e experimentar, eu não troco por nada e sou muito feliz com as nossas fraldas!!!!

Abraços
Nico e sua fralda de tigrinhos!


Thaiane!!!










13 comentários:

  1. Acho elas lindas,mas não adotei a fralda de pano,acho legal quem se propõe a usar,e conheço quem começou com as de pano e acabou adotando as descartáveis depois...rs.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus. O que é o Nico??? Cê sabe que eu era meio nariz torto com a história da fralda de pano. Mas na minha cabeça vinha a idéia de fralda com alfinete rs. As coisas mudaram muito, inclusive isso. Eu não usei em Joaquim, mas se um dia tiver outro, acho uma boa opção :) Bjs
    Fabi - Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Oii mamãe Thaiane!
    Sou a mamãe Ju, e adoreii sua dica!! Onde vc encontra essas fraldas maravilhosas?
    Eu costumos comprar as fraldas Huggies (http://www.tricae.com.br/loja-bebe/fraldas-lencos-bebe/), será que se eu parar de usá-las para trocar pelas fraldas de pano será que meu filho vai se adaptar?
    Ou será que terá alguma dificuldade?

    Beijos Ju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, tudo bem?
      Temos varias marcas de fraldas reutilizaveis no mercado. Das mais baratas as mais caras. O que eu te sugiro é não comprar muitas fraldas de uma mesma marca, mas sim comprar poucas de varias marcas pra vc ver com qual vc se adapta melhor!
      Para comprar aqui no Brasil a que eu mais me adaptei foi a Dipano (www.fraldasdipano.com.br), mas tb há a possibilidade de conseguir essas fraldas por um preço bem mais acessivel. Se vc tiver facebook, eu te mando uma comunidade só sobre essas fraldas e com varias pessoas vendendo!!!
      E acho sim q seu filho se adapta pois els sao bem mais fresquinhas, e lindaaas!!!
      Espero ter ajudado!!
      Abraços

      Excluir
    2. oi manda pra mim a omunidade no face

      Excluir
  4. Muito bom espalhar esse tipo de informação para o mundo, Tha!
    E que saudade que dá ao ver o pequeno Nico na foto!

    ResponderExcluir
  5. outra dica legal é lavar umas três vezes, no mínimo, os recheios e fraldas antes de usar, pois aumenta a absorção.

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaiane,muito legal suas dicas sobre as fraldas.Acabei encontrando o seu blog pois estou justamente à procura dos tecidos para elas.Moro no interior da Bahia(Chapada Diamantina)e aqui existem muitas pessoas preocupadas com o meio ambiente e como tenho um atelier de costura resolvi investir nisso,só que estou tendo muita dificuldade para encontrar onde comprar os tecidos,principalmente o soft(gostaria até de usar o microsoft,e os impermeáveis)até já fiz algumas com tecidos semelhantes,mas sei que não ficam tão boas,será que poderia me ajudar?Agradeço sua atenção!De uma passadinha para conhecer meu cantinho também; atelierosamenina.blogspot.com Beijocas...

    ResponderExcluir
  7. Oi Thays, tudo bem?
    Eu não sei como te ajudar com relação ao material, pois eu nunca comprei pra fazer. Mas o forro pode ser soft/fleece/microsoft, e acredito que esse nem seja o problema. O mais dificil de encontrar é o pull que é só importado.
    No entanto, eu tenho algumas fraldas nacionais que são muito boas, e eu prefiro utilizar em dias quentes. No entanto não costumo usar pra sair ou pra dormir pois elas vazam mais. Também tenho algumas que utilizo como capa, e uso fralda de algodão por dentro, são as minhas preferidas no calor!
    Parabéns pela iniciativa, desejo-lhe sucesso. Tem um grupo só sobre isso no FB, se vc quiser eu te adiciono lá!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Abrimos faz pouco tempo uma pequena atividade com objetivo de produzir fraldas de pano de forma sustentável (utilizando somente tecidos nacionais BR) e com um ótimo custo Benefício.
    Se estiver interessada no argumento pode visitar o nosso site informativo: www.biolinum.com
    Temos também uma loja virtual: www.biolinum.com.br
    Espero que goste!

    ResponderExcluir
  9. Olá. Quero fraldas de pano e nem sei por onde começar....já pesquisei todas as marcas possíveis. Pensei em comprar da Dipano ou da Morada da Floresta. Minha filha está tendo assaduras frequente, além do que, ajudar o meio ambiente NUNCA é demais. Pretendo iniciar com uso misto....será que você pode me ajudar? Vi que você também está confeccionando...é isso? Teria como me passar seus valores também??....Meu e-mail... jufrancica@hotmail.com. Grande abraço.....(Obs....estou na conta google do meu marido....rs....Me chamo Juliana!)

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post, muito esclarecedor, eu utilizo as fraldas de pano e não me arrependo nenhum pouco de ter optado por isso, afinal meu filho vai precisar viver nesse planeta, e a minha contribuição é essa, não gerar tanto lixo nem derrubar árvores, não dá trabalho algum, pra mim é inclusive um ato de amor, pois a gente conhece bem o ritmo fisiológico da criança. Eu apoio totalmente e já influenciei várias amigas a usarem.

    ResponderExcluir